Alimente sua alma. Inspire Sonhos!
Telefone
Resenha do livro Steve Jobs de Walter Isaacson

Escrever é sempre relacionado com grande responsabilidade. Cada vez mais tenho assumido em meus escritos desafios imensuráveis, alguns que jamais pensei encarar. Este é um deles, recomendar um livro que conta partes marcantes da biografia de Steve Jobs e, consequentemente, a história da Apple.

O autor, Walter Isaacson, ao publicar Steve Jobs, trouxe a público um livro denso, forte em pesquisas. Algo interessante em toda a obra é a presença do fotojornalismo. As imagens são do portfólio da fotógrafa Diana Walker, amiga de Steve Jobs.

A biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson é indispensável para quem deseja atuar em qualquer ramo da tecnologia. Um compêndio, fonte de pesquisa e de referências infindáveis.

Até hoje é um assunto de bastante reflexão, o de como a Apple alterou drasticamente o universo da tecnologia, com estratégias bem criativas que impactaram também a forma de se fazer propaganda e a prática de desenvolvedores em todo o mundo. Temas como esse são abordados por Walter Isaacson na biografia de Steve Jobs.

As palavras e as imagens antigas. Um bom texto brinca com o tempo, sempre fazendo um paralelo entre passado e futuro. No presente está quem lê textos com este tipo de intenção.

Como foi meu primeiro contato com a biografia de Steve Jobs?

Estava saindo de uma reunião muito importante de trabalho, na região central de São Paulo, prestes a chegar à estação de metrô, com pressa, teria outro compromisso em poucas horas. Mas algo me chamou a atenção, uma banca de jornal repleta de livros novos e seminovos, com preços atraentes. Comprei a biografia de Steve Jobs junto com outros cinco livros. Meu primeiro contato com o livro foi em 2013.

Comecei a ler o livro em poucas semanas. Não foi nada simples. Dava para perceber que se tratava de conteúdo complexo, ao mesmo tempo que é um livro de leitura fácil e simples, pela habilidade de Walter Isaacson na escrita. Isso é quase um paradoxo. Como este processo de pesquisa foi organizado?

O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos – e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática. (Release de Steve Jobs de Walter Isaacson)

Para comprar o livro é só clicar na imagem

O livro é de leitura fácil porque as histórias nele contadas são fascinantes. Por se tratar de pesquisa, você volta na leitura, nas páginas anteriores, consulta as referências, fica admirado com as inovações da Apple, pelas lições de empreendedorismo, por conta dos sonhos compartilhados e porque, por mais que o assunto seja relacionado a gigante Apple, estamos falando dos sonhos de qualquer empreendedor que se respalda também em referências importantes ou em perguntas honestas: como fazer meu negócio dar certo?

Bom, é quase impossível começar a responder esta pergunta sem se voltar para aspectos importantes da história da Apple. Você vai encontrar um livro intenso em detalhamentos, mas de linguagem livre.

As histórias vão desencadeando outras histórias; o autor consegue misturar assuntos envolvendo a personalidade de Steve Jobs ou a relação dele com seus companheiros de trabalho, com o crescimento da Apple; o tempo inteiro você vai perceber que o autor também faz grande esforço para juntar acontecimentos da Apple com outros muitos ligados à história da tecnologia como um todo, ou até mesmo com o de outras empresas.

É coerente olhar para o livro escrito por Walter Isaacson como fonte inspiradora. Um livro de memórias.

Imagem de destaque: Adam Smith Institute

Texto elaborado por Jean Mello

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *