Alimente sua alma. Inspire Sonhos!
Telefone
Saiba como analisar os dados do seu site com o Google Analytics

Google Analytics Academy é uma ótima indicação para quem deseja aprender mais sobre o Google Analytics 

Simplesmente pela arte com suas junções tecnológicas para muitos inconcebíveis. Essa foi uma das minhas primeiras motivações ao me interessar em compreender como leitores e leitoras de meus textos navegam em meu site.

Em 2010 instalei o Google Analytics depois de ter visto alguns tutoriais e lido alguns textos. Depois de instalado, os recursos do Google Analytics começaram a me mostrar dados bastante significativos já no dia seguinte. Infelizmente, o serviço não oferece dados retroativos à instalação, portanto, quanto antes instalar em seu site melhor.

É fundamental você entender como instalar corretamente e como analisar os dados. Isso impacta de forma positiva no alcance dos resultados.

É um desafio analisar os dados, tal prática me levou também a dedicar mais tempo na escrita e promoção dos conteúdos. A princípio, como autodidata fiz isso semanalmente. Sempre que eu tinha dúvidas buscava as respostas de modo específico no próprio Google, nos tutoriais oferecidos por eles. Também pesquisava em alguns sites, alguns não tão bons nas respostas, outros me ofereceram dicas importantes de como pensar em detalhes nas formas que um usuário do seu site está navegando por conteúdos ou produtos. Outra opção é você ir no canal do YouTube do Google Analytics. Acredito que fuçar a ferramenta é bem importante no processo de aprendizagem.

Depois de um tempo estudando na FGV, no curso de Planejamento de Mídias Digitais, em uma das aulas da professora Amyris Fernandez, soube do Google Analytics Academy.

Não me dedico aqui em explicar todas as funções da ferramenta, isso o próprio Google faz com maestria.

O Google oferece para você muitos outros cursos, também gratuitos e com certificação, mas aqui falo, exclusivamente, de minha experiência ao ingressar no Google Analytics Academy.

Ir do básico ao avançado no Google Analytics Academy não foi apenas um teste de conhecimentos já adquiridos anteriormente, trouxe uma visão ainda mais técnica sobre a ferramenta e todas as suas funções, que me ajudaram a melhorar os sites em que sou colaborador, para quem acessá-los ter uma experiência ainda melhor de navegação. Este é um trabalho que sempre precisa ser aprimorado.


Ao contrário do que muitos pensam, de maneira errônea, o Google não criou uma ferramenta apenas para você contar os visitantes de seu site através dos dados oferecidos:

  • Você pode analisar, através do Google Analytics, informações que podem te ajudar a melhorar a experiência de compra de seus clientes, em sua loja física ou digital.
  • Entender por quais dispositivos estão navegando em seu site, mobile ou desktop.
  • Perceber em quais conteúdos a taxa de rejeição é alta, ou seja, quantos usuários entram em seu site e o abandonam rapidamente.
  • Analytics Intelligence te dá insights através de relatórios ou de perguntas que você pode formular em inglês, que contribuem para você melhorar seu engajamento de público em diferentes mídias sociais ou no próprio Google, recomendações de leitura para aprimorar a análise de dados no Google Analytics e outras dicas para auxiliar na melhoria do desempenho de seu site.
  • Entender melhor o perfil diverso do público que acessa seu site, em detalhes.
  • Ver se as pessoas que leem seus textos gostam de esporte ou de um determinado estilo de música, se curtem literatura ou viajar o mundo. Entender melhor o perfil de quem acessa seus conteúdos é fundamental e o Google Analytics pode também te oferecer estes dados.
  • Ter acesso a um ranking dos locais no mundo que mais acessam seus conteúdos e produtos.
  • Contribuir para que você consiga clientes novos ou entender como manter os que já captou.

É bom sempre ir além e buscar informações qualificadas sobre os dados que por lá são oferecidos. Utilize a ferramenta para fortalecer as pesquisas de seus artigos, integre o Google Analytics com o Search Console para que você consiga compreender quais páginas estão ranqueando bem no Google e quais são as palavras-chave que estão trazendo tráfego para o seu site e de seu cliente.

Analisar bem os dados é uma das bases para aprimorar seu site e elaborar bons planejamentos para as suas campanhas em todas as mídias digitais, além de ser um bom alicerce para fortalecer o seu negócio. O Google Analytics te ajuda a tomar importantes decisões. Entende a importância disso?

Texto elaborado por Jean Mello

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *