Alimente sua alma. Inspire Sonhos!
Telefone
Discos inspirados em livros

Quais discos inspirados em livros você conhece? 

Divulgar livros não é um trabalho que dá para se despir de qualquer envolvimento com os conteúdos veiculados. Escrever sobre um livro não é uma atividade mecânica e, ao mesmo tempo, não significa necessariamente a aceitação completa daquilo que está grafado, escrito, publicado.

Alguns livros dão a oportunidade disso acontecer livremente, convidando quem lê para livres questionamentos, para complementar pensamentos e ainda influenciar novos escritos. Exemplos não faltam e este fenômeno não acontece apenas com livros filosóficos. A proposta da dúvida é uma das formas de não despejar em cima de quem lê práticas e convicções arrogantes.

Não estamos falando apenas de textos repletos de perguntas. Estamos nos referindo a convites saudáveis aos pensamentos que são importantes para cada ser humano, desde os considerados básicos até os mais complexos.

E nisso não existe unanimidade. Estas questões podem ser universais ou bem particulares. Quem é que vai dizer o que é elementar quando podemos considerar as particularidades de cada um?

É realmente muito curioso o processo de envolvimento de cada leitor com seus livros preferidos.

E quando este envolvimento é misturado com a música?

Não sabemos se você gosta de ouvir músicas enquanto lê um bom livro. Sabemos apenas que em muitos casos este gosto é bastante recorrente, parece que uma arte se relaciona com a outra. Ainda mais quando é evidente que isto está completamente entrelaçado com as composições que preferimos.

É evidente que muitas músicas nascem ou passam pelo processo de inspiração oriundo da leitura de algum livro. Quais são os discos que você conhece inspirados em livros?

Ou que não se assumem diretamente como álbuns com este teor, inspirados em livros, mas que pode ser interessante você ouvir enquanto lê alguma história de seu gosto.

Não estamos fazendo um ranking, apenas separamos neste momento alguns. Podemos inclusive escrever mais textos que vão nesta direção futuramente, com base até mesmo em sugestões que chegarem até nós nos comentários por aqui ou em outros dos nossos canais comunicativos. Nós por aqui conhecemos e gostamos de alguns.

Animals – Pink Floyd

“O décimo álbum da banda foi inspirado em uma das obras mais famosas de George OrwellA Revolução dos Bichos. No livro, Orwell faz uma sátira à União soviética Comunista, liderada por Stalin. As analogias para cada animal do disco diferem das analogias feitas no livro, mas ainda assim cada um deles representa um elemento presente na sociedade.” (Luiz Santiago)

Led Zeppelin IV

“O quarto álbum da banda inclui músicas inspiradas pelo universo de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. A temática pacifista e ambientalista da obra inglesa caiu no gosto de quem participava do movimento hippie, nos anos 1960. Como o Led Zeppelin estava inserido dentro desse aspecto de contracultura, a banda acabou sendo influenciada pelos livros.” (Kelly Ribeiro)

Brave New World – Iron Maiden

“Brave New World, o 12° álbum do Iron Maiden, lançado em 2000, foi o primeiro álbum de estúdio da banda após o regresso do vocalista Bruce Dickinson, marcando ainda o retorno do guitarrista Adrian Smith. O álbum contém dez faixas, entre elas: Blood Brothers, The Wicker Man, Ghost of the Navigator e a faixa título Brave New World.

É um álbum com um som mais progressivo, marcando ao mesmo tempo um retorno da banda às suas origens, com músicas que lembram trechos de temas dos álbuns Powerslave e Fear of the Dark. Porém, com mais instrumentos acústicos do que nos trabalhos anteriores da banda, o que não agradou a uma parte dos fãs. Este álbum foi sucedido por uma turnê mundial, que esteve no Brasil durante o Rock in Rio III e deu origem a um DVD e CD ao vivo.

A música Brave New World é baseada no romance de mesmo nome do escritor inglês Aldous Huxley, no texto a seguir confira uma resenha de Jefferson Luiz Maleski sobre o livro que inspirou Dickinson, Murray e Harris na composição da faixa título deste incrível disco do Iron Maiden.” (Igor Soares)

Aurora Consurgens – Angra

“Álbum lançado em 2006 pela banda, uma das mais iconográficas no cenário musical brasileiro, é inspirado em um livro de mesmo nome de autoria atribuída a São Tomás de Aquino.” (Douglas Elarido)

Texto elaborado por Redação

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *