Alimente sua alma. Inspire Sonhos!
Telefone
“Desde que me conheço por gente a música faz parte da minha vida”, entrevista com a cantora Elaine Moura

Elaine Moura, cantora e professora de música, compartilhou sua trajetória artística com a equipe Inspirando Sonhos.

Inspirando Sonhos: Compartilhe conosco um pouco de sua trajetória artística, se for o caso, pode remontar as raízes de sua infância, intercalando com sua caminhada musical.

Desde que me conheço por gente a música faz parte da minha vida. Aos cinco anos de idade já cantava no coro da igreja e, assim, cresci em um meio musical cristão. Iniciei os estudos de música tendo uma relação mais aprofundada aos meus doze anos com uma professora de teclado e piano que lecionava na igreja onde eu frequentava. A partir de então, cresceu a vontade de aprender mais sobre música e foi quando resolvi arrumar um emprego para fazer alguns cursos. Meus pais não tinham tantas condições por terem seis filhos e mesmo assim me ajudaram de forma gratificante. Iniciei meu primeiro trabalho com produção manual, o salário dava para bancar um curso de teclado no Instituto Alexandre Gouveia. Pude contar com o auxílio do meu pai quando entrei no Conservatório Leopoldo Miguez para estudar teclado e aumentei o meu conhecimento em relação à teoria musical. Logo em seguida, participei do processo seletivo na EMESP Tom Jobim e consegui entrar para o Curso Preparatório de Canto Popular. Quando finalizei este curso, decidi prestar a prova para a ETEC de Artes, onde me formei como Técnica em Canto. Na Escola Técnica de Artes o estudo foi mais aprofundado, com uma grade curricular ampla e diversificada, aprendi violão, voz e movimento, canto e coral etc. Durante o curso ainda tive a oportunidade de realizar um trabalho com os cidadãos cantantes, pessoas com deficiência mental. Depois de alguns anos, decidi participar do processo seletivo da Oficina Metacultural, que na época se localizava no Palácio dos Trabalhadores, no bairro da Liberdade. Em alguns momentos ministrei aulas particulares de canto na Escola de Música Movi e em igrejas do bairro da Mooca. Atualmente, moro próximo de Curitiba e ministro aulas de Musicalização Infantil na Escola A Mão Cooperadora às segundas-feiras. Também estudo no Seminário Teológico da Igreja de Deus, em que já lecionei Música, e sou professora particular de Musicalização Infantil, Teclado, Canto e Violão.

Inspirando Sonhos: Quais músicos você admira?

Cartola, Elis Regina, Tom Jobim, Lenine, Chico Buarque, Marcos Almeida, Gerson Borges, João Alexandre, Broken Vessels, John Mayer, Adele, Heloísa Rosa, Nívea Soares, Amy Winehouse, entre outros.

Inspirando Sonhos: Quais músicas você mais gosta de interpretar?

Dindi – Antônio Carlos Jobim & Aloysio de Oliveira

Bem que se quis – Marisa Monte

Bem mais que tudo (Above All/Hillsong) – Aline Barros

Elaine Moura cantando no Instituto Teológico Boa Terra (Créditos: Arquivo Pessoal)

Inspirando Sonhos: Quais foram os seus maiores aprendizados sobre canto ao cantar em coral?

Um dos meus maiores aprendizados ao cantar em coro foi sobre como controlar a voz de maneira que todos sejam ouvidos de forma uníssona e educar a voz para saber utilizar todas as técnicas na hora certa e de forma correta.

Inspirando Sonhos: Qual é seu livro preferido? Pode discorrer um pouco sobre ele para que mais pessoas conheçam?

Engolidos pela cultura Pop. Gostei muito deste livro pelo fato de tratar do meio no qual atuo. O livro é bem contemporâneo, traz consigo diversos assuntos como não se deixar levar pela contemporaneidade e não perder a nossa essência artística.

Inspirando Sonhos: Como é a experiência de ser professora de música, inspirando as pessoas a se engajar e se aperfeiçoar na arte de cantar?

Costumo sempre dizer que o sucesso dos alunos é uma gratificação minha. É um imenso prazer ensinar e aprendo muito mais ensinando. O ensino de música ao público infantil é com certeza uma das maiores alegrias da minha vida.

Inspirando Sonhos: Qual filme você considera importante indicar? Pode discorrer um pouco para que mais pessoas conheçam?

Whiplash. Esse filme contém algo verdadeiro em relação ao músico que deseja buscar a perfeição. Algumas atitudes do professor não são totalmente certas a meu ver, mas mostra uma realidade assustadora de muitos músicos que correm atrás e se dedicam de maneira excepcional.

Inspirando Sonhos: Que sentidos você atribui à palavra artista?

Aquele que faz arte, que cria e coloca toda a sua criatividade naquilo que mais ama inspirando pessoas.

Imagem de destaque: Arquivo Pessoal

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *